O que é IPTV, Para que Serve e Como Funcionar o Sistema IPTV?

0
1554
Então Galera Hoje Vou trazer para Vocês O Significado de IPTV, O que é IPTV e Para Que Serve Esses sistema Em O modo mas Complexo, Pois O IPTV não é Só um Sistema de ULR, é muito mas do que isso então veja alguns tópicos abaixo.. 

O que é IPTV? 

 O IPTV (Internet Protocol Television) ou TVIP (Televisão por IP) é um novo método de transmissão de sinais televisivos. Assim como o VOIP (Voz sobre IP), o IPTV usa o protocolo IP Internet Protocol como meio de transporte do conteúdo. O fato do IP significar Internet Protocol não quer dizer que os conteúdos de televisão sejam distribuídos via streaming na internet. A IPTV não é, portanto, uma Web TV.


IPTV vs WEBTV

IPTV

Na IPTV o conteúdo é enviado apenas em streaming, porém com garantia de qualidade na entrega. O receptor é um aparelho set-top box ligado à televisão (semelhante ao aparelho da televisão a cabo ou DTH), ou até mesmo um videogame como o Xbox 360 e o PlayStation 3.

Permite entrega de áudio e vídeo com alta qualidade, e depende de uma conexão Banda Larga (normalmente vendida junto com o serviço como parte integrante) de, no mínimo, 4 Mbps. A banda destinada ao IPTV, não interfere na banda de internet. Por exemplo, na compra de uma velocidade de 6 Mbps de Internet mais um pacote de IPTV, a companhia telefônica disponibiliza, no mínimo, 10Mbps para o cliente, dos quais 4Mbps são exclusivos para o IPTV.

O conceito de IPTV (internet protocol television), nada mais é do que a conectividade da TV com a internet usando, porém, uma infraestrutura dedicada, paralela à da “internet selvagem”, justamente para garantir a qualidade e velocidade do serviço.

O serviço de IPTV, não é ílegal, pois o mesmo utiliza internet (banda larga), onde o telespectador paga uma taxa para a operadora, para poder utilizar o serviço.

WebTV

Já na Televisão na Internet ou WEBTV, além do conteúdo ser visto principalmente no computador, pode-se montar uma programação para ser enviada por download. Entretanto, se o sistema escolhido for streaming, não há garantia de qualidade, podendo haver pausas ou interrupções no envio do conteúdo (por se tratar da rede pública). O dispositivo receptor usualmente é o computador. Além disso, espera-se com a IPTV um conteúdo de maior visibilidade, com canais como: FOX, Warner, entre outros já disponibilizados por companhias de TV a Cabo e DTH. Já existem algumas opções bastante conhecidas deste tipo de modelo, tais quais o Joost, que distribui vídeos através de uma rede P2P, e o TVU Player, um player gratuito que exibe principalmente canais chineses e americanos.

Outro fator importante de diferenciação: a rede de distribuição do conteúdo (canais de TV, vídeo sob demanda, jogos, menssagens, etc) do IPTV é fechada, se assemelhando a uma intranet corporativa, contra a WEBTV que é transmitida via internet, uma rede de acesso livre.

 Como funciona?


Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet.

Este serviço exige um conversor (também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.

Segundo consta, o serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS, o que não deve comprometer o restante de sua banda. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 MBPS.

Conteúdo

Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido na IPTV não será o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes.

Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além é de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.

Deste modo, você poderá realizar comprar, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

No Android

O serviço também está disponível no Android, com os apps IPTV, PlaylisTV e muitos outros, que permitem o acesso a essa tecnologia de forma fácil e gratuita.

Veja Aqui em Baixo Listas e Tutoriais sobre IPTV, KODI, e Muitos Outros Aplicativos.